Morihei Ueshiba (1883-1969), fundador do Aikido, nasceu em Tanabe, na província de Wakayama, Japão, no dia 14 de dezembro de 1883. Em 1901, com 17 anos, ingressa na escola de artes maciais de Tenjin Shinyo-Ryu Jujutsu.

Em 1915, se tornou discípulo do mestre Sokaku Takeda que o instruiu na arte da espada. Em 1920, com a morte de seu pai, regressou para Tanabe. Logo depois foi para Ayabe, onde conheceu Onisaburo Deguchi, líder da seita religiosa “Omoto-kyo”, derivada do Shinto, onde encontrou consolo nos ensinamentos da meditação. Decidiu fixar residência e instalar uma escola em sua casa onde ensinou Daito-ryu Aikijujutsu.

Em 1925, após ter sido desafiado por um oficial armado com um sabre, retorna para sua casa e experimenta o que os japoneses chamam de sumi-kiri (a claridade da mente e do corpo). Logo sua técnica de caráter defensivo chegou ao conhecimento das altas autoridades militares e policiais de Tóquio. Em 1927 mudou-se para Tóquio e começou a prestar serviços para a Casa Imperial, ensinando “Aikidudo”.

Com o início da Segunda Guerra, Ueshiba decide se retirar para suas terras nos arredores de Iwama, no norte de Tóquio. Nessa época, nomeia sua arte de “Aikido”.

Pic of O'Sensei by John Billings of Graham Burt Aikikai. Pic of a pic " Taken by John (rip).

Com o fim da Guerra, as autoridades de ocupação americanas proíbem a prática do Aikido e das outras artes marciais. Em 1948, o governo permitiu o ensino do Aikido como uma arte marcial dedicada à promoção da justiça e da paz. Em setembro de 1956 o Aikido foi reconhecido oficialmente e em 1960 Ueshiba fez a primeira apresentação pública de sua arte. A partir de 1961 sua arte começou a se espalhar por outros países. Após sua morte, foi sucedido por seu filho, que posteriormente reuniu os ensinamentos no livro “O Espírito do Aikido”

Fonte: https://www.ebiografia.com/morihei_ueshiba/

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE AIKIDO

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Whatsapp:

(79) 9 9989-9242

(79) 9 9144-4329

contato: asaik.aracaju@gmail.com

© 2019 ASAIK por Websamura